Dicas de TI para iniciantes na área

Escolheu fazer TI: Veja o que você precisa saber!

2
249
Dias de TI - Foto representando a área de TI
Dicas de TI - Área de TI

Escolheu fazer TI: Veja o que você precisa saber!

Começaremos nossas dicas de TI versando um pouco  sobre Área de TI (Tecnologia da Informação) que já faz tempo deixou de ser uma área relacionada exclusivamente a maquinário e custo.

Atualmente, embora em algumas empresas continue de forma ‘arcaica’, é vista como fator estratégico para as empresas; um departamento autônomo que dá vida ao negócio. Então para quem Escolheu fazer TI: Veja o que você precisa saber!

O mercado de trabalho para o profissional de TI, embora esteja com muitas vagas, não é tão receptivo assim, ou seja, ele é extremamente exigente com a qualificação do profissional, haja vista a importância que a TI tem hoje em todos os setores da empresa, podendo ser encontrada desde a entrada do funcionário na empresa, através de crachás eletrônicos ou nas máquinas de ponto até um sofisticado software estratégico, com um dashboard  interativo de onde se extraem as informações mais importantes para um gestor ou diretor da empresa.

Portanto, quem escolheu fazer TI, seja bem-vindo ao nosso maravilhoso mundo, mas esteja sempre correndo atrás de conhecimentos e qualificações, além, é claro, de dicas de TI, onde a primeira delas é o conhecimento na Língua Inglesa de onde advém a maioria dos códigos e comandos, sem falar do enorme acervo literário disposto nessa língua.

E os salários?  Esses são superatrativos, mas só para aqueles que buscarem a qualificação. Tem também a experiência, é claro, mas por se tratar de uma área relativamente nova e constantemente atualizada, os cursos e certificações já te abrirão a porta e sua garra e dedicação poderá te proporcionar crescimento rápido!

Dicas de TI - Demonstrativo de vagas e salários na área de TI - Catho
Dicas de TI-Demonstrativo de vagas e salários na área de TI – Catho

Visto tudo isso, a dica é pensar com calma e minuciosamente, primeiro, qual área dentro da TI, você, meu caro leitor, irá escolher, para daí, então, decidir por um curso técnico, um tecnólogo ou bacharelado.

O inglês, logicamente! E, no meu ver o mais importante, as Certificações. Estas são de extrema importância, por que não são tão genéricas quanto os outros cursos, elas são específicas da tecnologia ou frameworks (bibliotecas de melhores práticas) e serão traduzidas pelos contratantes como a certeza de que você tem realmente aquele conhecimento específico.

Uma outra dica é um outro artigo do site que versa sobre carreiras independentes e sua ligação com a geração internet!

Para o próximo post daremos mais dicas sobre as várias áreas dentro da TI! Um grande abraço a todos!