Évora em Portugal: atração imperdível a partir de Lisboa.

0
234

Évora

Se você está visitando Lisboa e gostaria de conhecer atrações nas cidades no seu entorno, a cidade de Évora é uma ótima opção. Essa cidade fica na região do Alentejo em Portugal e fizemos o trajeto em apenas 1h e 30 minutos de carro a partir da Capital Portuguesa.

Como chegamos na cidade ao anoitecer, decidimos pernoitar e fazer a visitação ao amanhecer. Como visitamos em janeiro, estava muito frio e quase não haviam pessoas pelas ruas, mas conversando com alguns locais, descobrimos que no verão as noites são bem agitadas por conta dos estudantes universitários de Évora. Ao chegar, a primeira surpresa: o Centro Histórico fica dentro de uma muralha e as casas são todas brancas com alguns detalhes em amarelo. Essa padronagem visual deixa o cenário fantástico (ótimo para as fotos).

Como chegamos ao anoitecer, decidimos jantar no Restaurante Maria Luisa, localizado no Centro da cidade e que era bem avaliado no TripAdvisor. Como estávamos nessa região de Portugal, optamos por saborear um bacalhau gratinado, vinho do Alentejo e uma sobremesa típica da região: Sericaia ou Sericá. Essa sobremesa foi a grande surpresa da noite: um doce feito de ovos, canela e mel. Simplesmente deliciosa!

Ao amanhecer, como tínhamos apenas um dia para realizar a visitação na cidade e voltar para Lisboa, decidimos fazer um walk tour, admirando a arquitetura de Évora, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1986. Nessa Cidade, além da padronagem na pintura das edificações, há ruas estreitas e pequenas ladeiras. Todas as pessoas que nos atenderam  foram extremamente simpáticas e dispostas a dar informações. Quando perguntávamos qual a melhor atração turística, prontamente respondiam: Capela dos Ossos e Templo Romano. Pelo pouco tempo que tínhamos, optamos por caminhar até as ruínas do Templo Romano, já que esta era uma visitação gratuita.

As ruínas do Templo Romano ficam localizadas no Largo do Conde de Vila Flor e acredita-se que a sua construção data do ano 1. Esse é um dos principais símbolos da presença romana na região de Portugal. A visita foi fascinante e, apesar do tempo, as ruínas encontram-se preservadas. Como Professora, essa foi uma das melhores referências que encontrei em Évora. Em frente ao Templo Romano está localizado o Jardim de Diana, outra atração imperdível, pois tem uma das melhores vistas da Cidade.

Confira alguns registros dessa viagem:
Está viajando para Portugal? Confira a seleção feita pela  nossa redatora Luana Scorsoni dos 10 pontos turísticos que você precisa conhecer em Lisboa!

Até a próxima!