Freddie Mercury era um fenômeno, confirma a ciência.

A ciência só confirmou o que muitos já sabiam

0
218

Sexta dia 24 de Novembro, fez exatos 26 anos que Freddie Mercury morreu, considerado por muitos o maior cantor da história do rock. E segundo uma pesquisa realizada na República Tcheca em 04/09/15 e publicado em 2016, mostra que a voz do vocalista do Queen era um fenômeno. ‘Geralmente, o vibrato de um cantor de ópera tem uma frequência de 5.5-6 Hz. O de Freddie Mercury era mais alto e mais irregular, e isso cria uma qualidade muito singular.’

freddie mercury o fenomeno

Freddie Mercury é, para muitos, o maior vocalista de sempre – tanto, que mesmo quem não seja fã dos Queen o consegue reconhecer.

Um grupo de investigadores austríacos, tchecos e suecos passou os últimos anos a analisar a voz de Freddie Mercury.

 

Tendo reunido as suas descobertas e conclusões num trabalho entretanto publicado no Logopedics Phoniatrics Vocology​, jornal oficial da British Voice Association.

Uma das suas descobertas foi a de que Freddie Mercury, apesar de ser reconhecido como tenor, era provavelmente barítono, tendo para tal analisado seis entrevistas do músico e descoberto uma frequência média de fala de 117.3 Hz.

Não só isso, como ainda contrataram um vocalista profissional, Daniel Zangger-Borch, para imitar a voz de Freddie Mercury, de forma a poder filmar a sua laringe e observar exactamente como o vocalista dos Queen criava a sua voz. Você pode visualizar esse feito aqui [video]

A ciência só confirmou o que muitos já sabiam: Freddie Mercury possuía uma voz única.

freddie mercury

Apesar de que no dia a dia, a voz de Freddie Mercury soava em um tom barítono, quando estava cantando, seus vocais atingiam uma escala de tenor, normalmente variando de Baixo F (F2) para Alto F (F6), quase atingindo a escala soprano, que é feminina.David Bret, um conceituado crítico, descreveu a voz do cantor como “[…]indo de um típico grunhido gutural de rock para um vibrante som tenor, logo atingindo um tom alto, perfeito e cristalino no ápice.” A soprano Montserrat Caballé, com quem Freddie Mercury gravou um álbum, declarou que a diferença entre ele e outros cantores é que ele estava realmente “vendendo a voz”.

A soprano completou dizendo que “Sua técnica era impressionante. Sem problemas de sincronia, ele cantava com um grande senso de ritmo, capaz de mudar facilmente de uma escala para outra. Sua pronuncia era sutil, doce e também poderosa, ele era capaz de encontrar o tom certo para cada palavra.”

freddie mercury

Em 25 de novembro de 1996, foi inaugurada uma estátua em homenagem a Freddie Mercury na cidade suiça de Montreux, as margens do Lago Léman, com três metros de altura projetada por Irena Sedlecká; a cerimônia foi assistida por Brian May, Roger Taylor, Montserrat Caballé e o pai de Freddie, assim como por milhares de pessoas. A partir de 2003, fãs de várias partes da Europa começaram a se reunir anualmente em frente a estátua de Montreux para prestar tributo ao cantor, com a banda Bearpark And Esh Colliery apresentando canções do Queen. Em 1999, a Royal Mail imprimiu uma série de selos nacionais com o rosto de Freddie Mercury, como sinal de respeito.

Se você não tem passaporte e estiver afim de visitar a estatua na suiça, ou quer saber como tira-lo confira essas dicas da Fabí Machado Passo – a – Passo para retirar seu passaporte e aproveitar a sua viagem.