Áreas de TI – Faça a escolha certa

Conheça as Áreas internas da TI!

0
243
Áreas de TI - Principal
Áreas de TI - Principal

Áreas de TI: Conheça as Áreas internas de TI!

Como prometido no post anterior Dicas de TI para iniciantes na área, nesse artigo será falado um pouco sobre as várias Áreas de TI, para que você, leitor, conheça as Áreas internas de TI e faça a escolha certa.

O mundo da Tecnologia da Informação não se basta em um único setor de onde toda problemática empresarial é suportada.

Pelo contrário, ele se subdivide em diversas Áreas internas, cada qual com suas características bem específicas.

A seguir conheça as Áreas internas de TI! Algumas, pois a cada dia pode surgir uma nova tecnologia que dependendo do seu aspecto e importância se torna mais uma Área de TI.

BANCO DE DADOS: Coleção de dados inter-relacionados que são administrados dentro de um Sistema Gerenciados de Banco de Dados. De extrema importância, pois na atualidade o dado (informação) é o maior recurso de uma empresa.

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO: Tem como responsabilidade planejar a estrutura dos serviços e sistemas em TI, independente da área.

BIG DATA: Área de TI que vem crescendo muito, trata de gerenciar um grande volume de dados.

CLOUD COMPUTING: Ou Computação na Nuvem utiliza-se de servidores externos substituindo a memória física, Área de TI que também vem crescendo e ajudando a salvar os dados.

E-COMMERCE: Uma das Áreas de TI mais importantes atualmente por se tratar do comércio eletrônico, que está em alta.

INFRAESTRUTURA DE TI: Área interna da TI responsável pela infraestrutura computacional. Grosseiramente falando, pensa-se aqui em hardware.

PROGRAMAÇÃO: Essa é uma das Áreas de TI que mais tem oportunidades, mas tem que ser fera em códigos e lógica de programação. Existem muitas Linguagens de Programação, que falaremos em outra oportunidade.

Áreas de TI - Programação
Áreas de TI – Programação

QUALIDADE DE SOFTWARE: Trata-se de testes e frameworks de melhores práticas aplicados no desenvolvimento de sistemas.

REDES: Uma das Áreas de TI com maior importância, ou você viveria sem internet hoje? Cuida das redes da empresa dando-lhes a possibilidade da busca pela informação.

Áreas de TI - Redes
Áreas de TI – Redes

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: É de extrema importância que o profissional ligado a quaisquer das Áreas de TI conheça essa área, pois se os dados são o maior recurso de uma empresa, precisa ser protegido.

SISTEMAS: Desenvolvimento, manutenção e implantação de softwares dentro das empresas. São os Sistemas que fazem as empresas funcionar.

SUPORTE: Trata-se de uma das Áreas de TI mais reativas. Geralmente composta por técnicos de informática que dão suporte de informática a todos os colaboradores da empresa.

Existem ainda outras áreas, a dica aqui é pesquisar bastante para saber onde melhor se enquadrar. Para um próximo post, começaremos a falar das Carreiras em TI . Até a próxima.