Posse responsável: Castração é um ato de amor!

Conheça os benefícios de adotar e cuidar de um animalzinho!

0
258

Adoção e responsabilidade caminham juntos!

Toda criança adora animais de estimação. São fofinhos, ajudam no desenvolvimento da criança e trazem alegria pra casa. Por isso, muitos pais procuram animais de pequeno porte para adotar ou mesmo comprar. Mas você sabia que castrar seu pet é um ato de amor e responsabilidade?

No Natal, muitos são os pedidos de presentes, principalmente de animais. Mas, antes de sair em busca de um “cãopanheiro” de aventuras, existem alguns pontos a serem considerados:

  • A vida de um animal dura em média 12 anos. Antes de adotar, verifique se todos na família estão de acordo, se há recursos para mantê-lo (abrigo, alimentação, cuidados veterinários) e quem cuidará dele nas férias e feriados prolongados.
  • Se for comprar seu pet, verifique as condições de saúde e do ambiente em que os animais são criados. Muitos criadouros pouco se importam com isso e são apenas fábricas de filhotes.
  • Mantenha o seu animal em local limpo e coberto, e mantenha limpos os potes de ração e água.
  • Passeios regulares são fundamentais para os cães, mas sempre com o uso de guia e conduzidos por quem possa contê-los. Leve sacolinhas para recolher a sujeira.
  • Identifique o seu animal com plaqueta de metal e se possível, com microchip.
  • Mantenha a carteirinha de vacinação em dia.
  • Castre o seu animal: fêmeas antes do 1º cio e machos antes de completar 1 ano.
  • Abandono e maus tratos são julgados como CRIME pela Lei Federal 9.605/98, art. 32. Assim, caso não possa mais cuidar do seu animal, procure um adotante entre seus amigos e familiares, de modo a ser possível acompanhar a adaptação. Lembre-se: as ONGs não podem recolher, mas podem ajudar na divulgação do animal, no processo de adoção, na indicação de parcerias para castração a preço reduzido e demais orientações.

Benefícios da castração:

Lembre-se: a euforia das crianças pode passar, mas o amor do animal vai ficar. Pratique e divulgue a posse responsável. Os animais agradecem!