Como organizar o quarto? Dicas de arrumação do armário

1
196

Minha casa é meu reino”, já dizia o grupo Biquini Cavadão. E para muita gente, o quarto é o seu castelo. É lá que, à noite, nos recolhemos para ler um livro antes de dormir, ou assistir um último programa de TV, onde se estuda ou se faz uma lista de tarefas para o dia seguinte. Mas, para funcionar como um recanto de tranquilidade, este cômodo tão íntimo da casa precisa também estar arrumado. Não há nenhum segredo em como organizar o quarto, no entanto. Livros, por exemplo, podem ir para a mesa-de-cabeceira ou prateleiras, ajudando na decoração.

Onde vivem várias pessoas, o ideal é haver um cesto de roupas sujas no banheiro, e não no quarto. Roupas usadas para sair e pijamas que ainda possam ser usados mais uma vez antes de lavar podem ficar temporariamente dobrados numa cadeira, ou pendurados numa arara, gancho de portas, etc. Nunca devem ser misturadas com a roupa limpa do armário ou da gaveta, para evitar um acúmulo de maus cheiros e manchas. Sapatos também devem ter o seu espaço definido dentro dos guarda-roupas, no chão, para que eventualmente não sujem a roupa com a poeira. Aliás, qualquer sistema que os separe das roupas já ajuda, como as sapateiras que se podem pendurar dentro do armário.

As roupas, por sua vez, também devem estar separadas em um número mínimo de categorias: roupa íntima em gavetas, ou em sacos coloridos de panos que podem ser pendurados num cabide. E mesmo na gaveta a roupa interior pode ter o seu cantinho próprio, para facilitar a sua busca. Camisas que podem amassar mais facilmente vão para os cabides, assim como as calças. Peças de malha fria, como blusas, saias, leggings, shorts e vestidos podem ser enrolados em tubos antes de guardados – assim, sobra mais espaço. Camisetas de malha, por outro lado, conservam-se melhor se dobradas, ficando prontas para ser usadas. A separação das roupas é uma parte importante de como organizar o quarto.

Outro item importantíssimo da arrumação do armário é a prioridade que se deve dar às peças do vestuário. As roupas de verão, como minissaias e tops podem ficar mais para o fundo da gaveta durante o inverno, deixando as blusas de manga comprida mais à mão na hora de usar. Já as roupas de inverno podem muito bem ir para um baú, ou para uma mala, ou uma caixa de arrumação dentro do guarda-roupas ou debaixo da cama. Como elas são geralmente maiores e mais pesadas, ocupam muito espaço e podem provocar uma enorme perda de tempo quando se está procurando um simples shortinho para vestir.