Extraordinário é o livro de R. J. Palacio

0
218
capa do livro Extraordinário
capa do livro Extraordinário

Extraordinário é um livro que aborda preconceito, bullyng, amizade, superação e te faz repensar sobre as formas de ver o mundo. O livro extraordinário foi o primeiro lançamento da autora R. J. Palacio e já ganhou até uma recente adaptação cinematográfica.

O livro conta a história de Auggie, um garoto extraordinário, maduro, gentil e apaixonado por Star Wars. Ao nascer foi diagnosticado com uma doença genética cuja característica principal é a deformidade facial. 

Com todos os problemas de saúde que Auggie enfrentou não teve a oportunidade de frequentar uma escola e acabou sendo educado em casa. Porém, aos 10 anos, já mais forte e com a saúde praticamente estabilizada vai passar pelo maior dilema de sua vida: ingressar na vida acadêmica e ficar exposto aos olhares de desconhecidos.

A história é toda narrada em primeira pessoa, mas destaca não só a perspectiva do personagem principal. Achei isso fantástico! Descrever a situação pelos olhos de quem sofre diretamente e de quem acompanha de perto.

Via, a irmã de Auggie, relata como é gratificante defender o irmão e ao mesmo tempo a dificuldade em entender certos pontos. “A mamãe e o papai sempre disseram que eu era a menininha mais compreensível do mundo. Mas a questão é que depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola.”

Palacio conseguiu transmitir as compreensões de todos os personagens, eu só não entendi o porque omitiu a do “vilão”. Julian,que sem nenhum motivo aparente implica com Auggie desde que o conheceu. Na narrativa ele é caracterizado como um garoto raso e desnecessário, apenas.

Outro ponto a ser destacado do livro são os preceitos do professor de inglês Browne. Utiliza como método de ensino frases de efeito retirados de livros musicas ou filmes para indagar as crianças. Ao final das discussões pede para que elas façam redações.

O desenvolvimento de Auggie no decorrer do livro foi notório. No início, apesar de forte, demonstra tristezas referente ao que já viveu e ao fim da narrativa vemos um garoto completamente resistente. Ele passa a se aceitar e se amar de verdade, da maneira que é. Foi lindo de acompanhar.

As mais de 300 páginas correm aos nossos olhos e as lágrimas também. Há vários trechos descontraídos e outros de forte impacto emocional.

Apesar de conter vários clichês cotidianos a lição por trás de “Extraordinário” supera qualquer equívoco que a autora cometeu.

Autor: R. J. Palacio

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 320

Ano: 2012