Confira 5 dicas para visitar o Museu do Louvre em Paris

0
338

Museu do LouvreNão adianta, se você está de passagem por Paris, tirar pelo menos meio período para visitar o Museu do Louvre pode ser encantador. Se assim como Eu, você quiser apreciar mais a experiência e quer tirar um dia para visitar os principais acervos, no interior do Museu existe toda a estrutura para atender aos turistas, como cafeterias, lojas e banheiros.

O Museu do Louvre é considerado o maior museu do Mundo, sendo que a parte interna soma 60 mil m² e atraiu no ano de 2016 pelo menos 7,3 milhões visitantes. Parece clichê, mas o pátio do Museu já é uma atração à parte: andar entre as pirâmides de vidro ou subir em um dos degraus para tirar a foto segurando a ponta da pirâmide maior, pode ser uma boa recordação de viagem.

Por isso, reuni aqui as 5 melhores dicas para quem deseja visitar o Museu do Louvre.

  1. Compre seus tickets online

Na entrada do Museu formam-se filas imensas, seja para entrar ou para comprar os tickets. Para evitar a fila da bilheteria, compre os tickets online. Para isso, basta entrar no site oficial do Museu e com um cartão de crédito habilitado para compras internacionais, você efetua a compra com data e horário para visitação.

Dica: escolha os primeiros horários para ter mais tempo visitando os acervos. Depois, há grupos imensos nas obras mais famosas e você mal consegue chegar próximo. Não esqueça de imprimir seus tickets ou fazer o download no celular.

Para comprar os tickets online para visitar o Museu do Louvre, clique aqui.

  1. Chegue cedo.

Museu do LouvreO horário de abertura do Museu do Louvre é 9h da manhã e por isso, chegue com pelo menos 40 minutos de antecedência, você não irá se arrepender. Em pleno mês de janeiro, com temperatura próxima dos 0º, chegamos às 8h na entrada principal e já havia algumas pessoas esperando para visitar o Museu. Logo após, começaram a chegar os grupos e a fila ficou imensa.

Dica: não esqueça que além de mostrar o ticket, você passa por uma revista antes de entrar no Museu, por isso, deixe seus documentos à mão caso precise tirar algo de sua mochila.

  1. Procure entradas alternativas

Se você chegou em frente ao Louvre e se assustou com o tamanho da fila na entrada principal (pirâmide), uma dica é procurar por entradas alternativas. Sim, elas existem!

  • Entrada do Metrô: na estação Palais Royal/Musée Du Louvre, na plataforma direção La Defense (linha 1), procure a saída do Carrousel du Louvre.
  • Porte des Lions: fica a direita da pirâmide principal e atualmente só pode ser usada por quem vai visitar com grupos.
  1. Alugue um áudio guia

Quando você visita um museu, você tem três alternativas para aproveitar melhor a experiência:

  • Pode contratar um guia e visitar junto com um grupo, mas você fica limitado aos espaços onde o guia te leva. Em contrapartida, você consegue visitar as principais obras de arte.
  • Também pode fazer a visitação sozinho e sem auxílio, mas você pouco aproveita as obras, pois além de apreciar, o interessante é conhecer sobre como aquela obra impacta tanto no contexto em que foi criada quanto na sociedade atual.
  • E a última (e minha preferida), alugar um áudio guia e fazer o meu próprio roteiro.

Na maioria dos Museus, você tem áudio guias disponíveis para aprender sobre as obras enquanto visita e no Museu do Louvre você pode alugá-los no momento em que você compra seu ticket online.

No Louvre tive uma surpresa agradável. Pegamos a fila para retirar o aparelho e nos pediram para deixar os passaportes. Fiquei apreensiva, já que nunca pediram nenhum documento em outros museus que visitamos.

Quando pegamos o aparelho, era um Nintendo 3DS, que além de trazer informações sobre a obra, também tem auxílio de vídeo e o mapa do Museu com geolocalização. Assim, fica mais difícil você se perder no Museu do Louvre.

Para comprar os tickets online para alugar um áudio guia no Louvre, clique aqui.

  1. Faça uma lista das obras que você deseja visitar
Vitória de Samotrácia

Como vocês sabem, o acervo do Louvre é imenso (mais de 35 mil obras) . A obra mais visitada do Museu do Louvre é sem dúvida a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, mas existem muitas outras obras famosas sob a guarda desse Museu como a escultura da Vênus de Milo e a minha preferida: Vitória de Samotrácia (que te espera na subida das escadas do Louvre).

No site oficial do Museu do Louvre,  você encontra as principais obras e pode montar o seu roteiro.

Para visitar o site do Museu do Louvre, clique aqui.

 

Museu do LouvreDica: além da visita nas obras mais famosas, não deixe de “se perder” no Louvre e ter boas experiências ao conhecer novas culturas que tem seus acervos no Museu.

Está em Paris e deseja visitá-la a pé? Clique aqui e conheça um roteiro de um dia nos principais pontos turísticos dessa cidade encantadora.

Até a próxima!