O Grande Zé Ramalho

Zé Ramalho comemora esse ano, 40 anos de música.

2
262

Artista consagrado da MPB, Zé Ramalho esbanja vitalidade ao longo dos seus 68 anos de idade. Completando 40 anos de carreira, o Mestre Zé roda o país com o seu show 40 anos de música.

Com a sonoridade que lhe é peculiar, Zé Ramalho não apresenta um show, mas sim, uma aula de como se comportar no palco, como transcrever para o papel a sua história. Suas músicas se tornam poesias que deveriam ser melhor aproveitadas, mais estudadas e alcançar um nível maior de pessoas. Todos precisam saber quem é o Zé Ramalho.

Com forte influência da Jovem Guarda, Zé Ramalho foi aprendendo o que fazia carinho aos seus ouvidos. Beatles, Bob Dylan, Pink Floyd, Rolling Stones, causavam verdadeiro frisson no mundo e, nem perto de saberem, uma forte influência naquele menino que viria a ser um dos grandes nomes da música popular brasileira.

Com sua cultura, começou a desenvolver seus textos, em forma de cordel. Mas a paixão pela música foi falando mais alto. E, entre vivências, histórias e acontecimentos, fez uma linda homenagem ao seu avô, na clássica “Avôhai”, mostrando ao mundo o que representou o senhor José Alves Ramalho. Seu avô e pai.

Zé escreveu diversas letras que muito descrevem a sua história. Uma das mais belas canções brasileira, “Chão de giz” relata um amor não totalmente correspondido, mas vivido e tempos depois, abandonado. “Há tantas violetas velhas sem um colibri” e sempre haverá.

É um prazer escutar o Zé Ramalho. Mais do que isso, é um privilégio, uma honra. Sempre irei recomendar a todos que o ouçam. Ter um pouco de Zé Ramalho no celular, no mp3, nas plataformas digitais é ter um pouco daquilo que de melhor o Brasil saber fazer: sua cultura, sua poesia, sua música, sua gente. Procure pelas músicas do grande Zé Ramalho, ouça Zé Ramalho.

Quem me seguir, feliz será.

Quem não, perderá um pouco do Zé.

 

“No mais, estou indo embora!”.