Terapia com animais, conheça os benefícios

A influência positiva de animais no contexto hospitalar.

0
339

Terapia assistida por animais: o que é e como funciona?

Sabemos que animais domésticos podem trazer muitos benefícios para nossa saúde e bem estar. Mas você sabia que eles podem auxiliar no tratamento de doenças?

A terapia assistida por animais, conhecida também por pet terapia, tem mostrado inúmeros benefícios para crianças, adultos e idosos. Os efeitos podem chegar até mesmo ao alívio da dor e do desconforto, classificando a ferramenta como bastante positiva e relevante.

Vamos aprender um pouco mais?

O que é? A pet terapia é um processo terapêutico formal utilizado no mundo todo. Muitas espécies de animais podem ser utilizadas, mas a principal é a canina e a equina. A terapia pode ser benéfica para qualquer ser humano, em diferentes situações de vida, mas é especialmente indicada para crianças. A companhia dos animais pode afastar a dor, a tristeza e o medo.

Os cavalos são indicados para o tratamento de pacientes com limitações físicas e mentais. Os cães, por sua vez, são utilizados em diversas situações hospitalares, sendo coadjuvantes no tratamento e na recuperação.

Como funciona? Existem instituições especializadas que se encarregam do adestramento dos bichos. É essencial que ele seja saudável, tenha bom comportamento e seja obediente. Os animais passam constantemente por avaliação de veterinários. Voluntários se encarregam de levar os pets até os hospitais, asilos e casas de apoio. A visita tem um tempo máximo de uma hora e meia, pois os animais podem ficar estressados. Cães filhotes também não são recomendados, pois possuem dentes e unhas afiados que prejudicam os pacientes.

Alguns benefícios:

  • Diminui a percepção da dor e a ansiedade.
  • O contato com animais aumenta as células de defesa e diminui problemas respiratórios.
  • Aumenta o nível de endorfina, o hormônio do prazer, minimizando a depressão.
  • Diminui a solidão dos pacientes.
  • Aumenta o desejo de lutar pela vida.
  • Ajuda a criança a desenvolver a capacidade de se relacionar com outras pessoas.
  • Deixam qualquer um mais feliz!

Se você gosta de animais e tem um tempo livre, seja um voluntário! Você ajudará muitas pessoas e será muito bem retribuído pelas lambidas dos peludos!