10 Dicas para viajar gastando pouco e ainda evitar alguns perrengues

0
94
viajar

Já foi o tempo que para viajar era preciso gastar todas as suas economias! Com as várias alternativas disponíveis, hoje podemos ir para vários lugares no Brasil e no Mundo, gastando bem menos do que você imagina.

Se você pode ou gosta de viajar em “grande estilo”, com direito a classe executiva e hotéis 5 estrelas, beleza! Mas, se você tem pouca grana e muita vontade de explorar o Mundo afora, é possível para você também!

Por isso, separei 10 dias que realmente uso em todas as minhas viagens e que podem te servir de inspiração para começar a realizar os seus desejos!

1. Planeje sua viagem

Se você tem sonho de viajar para algum destino específico é hora de começar o seu planejamento. Tem gente que fica imaginando valor e quando pesquisa, é bem menos (ou às vezes mais) do que imaginava.

Lembre-se: preço não se descobre. Preço se pesquisa e se compara!

Faça uma pesquisa e coloque no papel o valor que você terá que acumular para essa viagem e quantos por mês você pode guardar para tirar o seu sonho do papel!

Coloque uma meta em meses ou anos, assim você vai se programando e quando vê, já juntou!

Post recomendado: Vai viajar? adquira o seu Passaporte!

2. Tente viajar na baixa temporada

Uma das maneiras mais eficientes de economizar em uma viagem é evitar a alta temporada (janeiro e julho). Nesse período a passagem é sempre mais cara e por isso, se puder, vá na baixa temporada.

Se como eu, você nunca consegue ir na baixa temporada, você vai gastar um pouco mais, mas com muito planejamento, você não desperdiça seu rico dinheirinho e ainda pode aproveitar muito!

3. Compre as passagens com antecedência

Quanto mais cedo você comprar as passagens, melhor fica para pagar! É claro, que às vezes saem algumas promoções de última hora das companhias aéreas que são imperdíveis, mas se você comprar com antecedência você consegue parcelar a passagem em mais vezes! Eu sou dessas!

Ah, e quando faço isso, sempre me programo para pagar a última parcela pelo menos 1 mês antes da viagem. Ninguém merece ficar pagando viagem depois de já ter aproveitado!

Se o destino dá para ir de ônibus, além do preço, pesquise quanto tempo leva para você chegar até o local e se joga!

4. Pesquise as hospedagens

O segundo passo de uma boa viagem é pesquisar a hospedagem. Se você tem pouco dinheiro, uma boa opção são os hostels/albergues com quarto e banheiro compartilhado.

Se está viajando a dois e quer um pouco mais de privacidade, alguns hostels possuem quarto privativo. Mas, sempre pesquise antes! Quando você compara os quartos privativos de alguns hostels, você acaba descobrindo que é praticamente o mesmo valor de um hotel mais simples!

Para evitar perrengue: pesquisou e está quase fechando a compra? Corre nos sites onde tem as opiniões dos hóspedes sobre a sua possível hospedagem e vê se está tudo ok com o local. Uso muito o Tripadvisor para fazer essas comparações.

Uma vez reservei “na empolgação” um quarto em Florença na Itália, pois o preço estava excelente (bem abaixo da média). Quando corri no Tripadvisor, vi que vários hóspedes relatavam que sofreram tentativa de golpe, no qual relatavam que o chuveiro do quarto estava queimado e os donos cobravam “o conserto” em cima do valor da hospedagem. Foi por muito pouco!

5. Pesquise o câmbio

Às vezes comprar dinheiro dos países que vai visitar pode sair bem salgado! Por isso, compare o câmbio sempre que puder. Quando você já tem um dinheiro guardado para a viagem, no momento em que você ver que a moeda ficou mais barata, você vai lá e compra!

Para evitar perrengue: veja se dá de colocar um valor em um cartão viagem. As empresas de câmbio podem fazer isso para você! Existem muitas pessoas que levam o cartão de crédito e depois tem uma grande surpresa com o IOF de compras internacionais. Então, cartão de crédito somente quando for muito necessário!

6. Não precisa ir a restaurantes caros

Quando você já decidir a hospedagem, pesquise qual é o mercado mais próximo para comprar alguns petiscos para viagem e até mesmo para o café da manhã (caso a hospedagem não o disponibilize). Sempre compro alguns sanduíches prontos (que sai muito barato), coloco tudo na mochila e vou aproveitar a viagem.

Para evitar perrengue: evite comer aquilo que não está acostumado! Experimentar é tudo de bom, mas pode te colocar em algumas enrascadas e você pode passar muito mal e perder tempo para aproveitar os passeios.

7. Não compre água nos hostels/ hotéis

Isso é algo que não faço, nunca! Assim como a comida, você encontra a água pela metade do valor nos mercados. Em alguns lugares do Mundo, como em Roma, existem fontes potáveis que você pode pegar a sua água. Leve uma garrafinha e pronto!

8. Verifique quais são os locais gratuitos para visitação

Nada melhor do que visitar um ponto turístico e não pagar nada por isso, não é verdade? Por isso, pesquise antes de visitar e organize o seu roteiro. Alguns museus super famosos pelo Mundo também tem gratuidade em determinados dias. Um exemplo são alguns museus da França que são gratuitos no primeiro domingo de cada mês.

Para evitar perrengue: Se vai em um local que é cobrado a visitação, procure antes qual é o valor e se pode ser comprado o bilhete pela internet. Assim, você evitar chegar e não conseguir pagar para entrar.

9. Use e abuse dos transportes públicos ou vá caminhando

Táxi? Uber? Alugar carro? Só quando não tem outra alternativa! Quando estou em viagem, uso muito transporte público, principalmente ônibus e metrô. Mas, se dá de chegar caminhando, nem penso duas vezes!

Para evitar perrengue: veja como faz para usar os transportes antes de sair pegando ônibus e metrô por aí! Em alguns lugares é preciso validar seu ticket quando entra no transporte e ficar com o bilhete até o fim da viagem. Já vi muitos relatos de pessoas que tiveram que pagar multas por conta disso!

Post recomendado: Paris a pé? Sim, é possível!

10. Compre um seguro saúde

É sério, não economize nisso! Você nunca sabe quando pode passar mal e ter que desembolsar uma quantia imensa para um simples atendimento médico. Existem muitos seguros super baratos.

Alguns cartões de crédito também tem o seguro de viagem, por isso, verifique se o seu dá esse direito!

Para evitar perrengue: Leve com você alguns medicamentos que você costuma tomar no Brasil. Comprar remédio pode ficar complicado por conta da receita médica que exigem lá fora.

Post recomendado: 5 acessórios que irão facilitar a sua viagem!

 

Viu como é simples viajar e não precisar gastar muito dinheiro? Acumule experiências!

Ainda existe a opção de viajar com pontos/milhas! Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Em breve, aqui no Glomerado!

Até a próxima!