Cuidados que você deve ter com seu cão no verão

0
124

Finalmente, chegou o verão e as férias. Sol, calor, piscina. É a época que mais aproveitamos para nos divertir. Mas você conhece todos os cuidados que devemos com os nossos peludos? Veja algumas dicas para manter seu cão saudável e feliz

Atenção aos horários

Assim como nós evitamos o horário de sol mais quente, os cães também não devem passear nesse horário. Mesmo que seu cachorro adore ficar lá fora, deixa as brincadeiras mais agitadas para depois do pôr-do-sol. Isso reduz o risco de insolação, especialmente para cães que estejam acima do peso. Lembre-se que o asfalto está muito quente, o que pode prejudicar as patinhas do seu amigo.

Mantenha o essencial por perto

Seja no parque brincando, ou no quintal, você deve ter muita água disponível para seus cães. Existem tigelas de água dobráveis, que são fáceis de carregar em mochilas para passeios de carro. Cães ofegam para se refrescar. Se você notar que ele está muito ofegante, leve seu cão para uma área fresca e ofereça água. Tenha sempre em mãos o telefone do seu veterinário de confiança.

Observe os sinais de superexposição

Os cachorros sofrem mais com o calor do que as pessoas porque não transpiram por meio da pele, mas sim através da salivação e das almofadas das patas. Em casos extremos, os animais podem ter febre alta, taquicardias ou mesmo vômitos. Esses são sinais de insolação e requer ir com urgência ao veterinário.

No caminho, aplique toalhas embebidas em água fria nas áreas sem pelos do corpo do cão. Alguns cães sofrem riscos de doenças relacionadas ao calor.

Os cães com focinho achatado – boxer, pug, bulldogue – tem síndrome braquicefálica ou seja, em função dos narizes curtos, eles tem menor área de superfície e traqueias menores do que o normal. Isso os impede de refrescarem a si mesmos.

Animais de pelagem escura tendem a absorver ainda mais os raios do sol. Pelagem branca requer proteção solar adicional. Cães e gatos brancos podem ter câncer de pele, especialmente na ponta do nariz e nas orelhas, devido a exposição do sol.

Pense em brincadeiras dentro de casa

Ninguém quer ficar preso em casa, mas há muitas atividades que podem ser feitas para manter os cães ativos. Procure maneiras saudáveis de se divertir com seu pet!