Dicas para ler como um ninja!

0
148
para ler mais
para ler mais

Você costuma reservar um tempo para ler ou acredita que tem deixado isso acontecer com menos frequência que gostaria? Neste começo de ano tem muita coisa que disputa nossa atenção não é mesmo? e isso acontece também na rotina durante o ano. Por mais que os livros sejam nossa paixão, conseguir um tempo exclusivo para eles é um desafio.

Então para começarmos o ano com tudo renovado, vou compartilhar algumas dicas para que o hábito e gosto pela leitura sejam constantes.

Atualize e controle a lista de leitura.

Organização é o princípio de tudo. Você tem ideia da quantidade de livros que leu ano passado? E no retrasado? É inútil querer aumentar a quantidade de livros lidos sem saber o quanto você já se dedicou.

Quando eu deixei cair o meu fluxo de leitura, comecei a tentar me impulsionar de diversas formas para que meu hábito não ficasse defasado. Nesse período eu anotei todos os livros lidos e dei estrelas para cada um ( de 1 à 5 estrelas), para acompanhar a relevância de cada um deles. Incluí também resenhas curtas.

Troque experiências literárias

Aproveite seu círculo de amizades e compartilhe dicas sobre livros. Vale citar aqueles que mais gostaram, ou que acabou não gostando tanto, mas que algo na narrativa da pra levar em conta. É natural que a outra pessoa tenha um gosto diferenciado e essa é a parte divertida. Você vai agregar informações diversas a cerca de um universo seu.

Para ler mais de 1 por vez

Em determinado momento a narrativa ficou monótona? Inicie outra leitura que você já esteja empolgado ou tenha curiosidade. A intenção é ler constantemente e fazendo isso você não abandona de cara uma narrativa que pode te impressionar futuramente.

Lembrando que você pode interromper a leitura por um tempo, mas não pra sempre. Retome-a num outro momento.

Não deixe o tema ficar maçante

Faça um rodízio de gêneros.  Se você finalizou um livro de romance, que tal investir em uma ficção cientifica? Se ler um livro de mistério, leia em seguida contos leves. Levou mais de um mês para ler determinado titulo? Invista em um livro com poucas páginas no fim de semana.

Quando você se dedica somente à um tema o interesse pela leitura tende a cair.

Abra o leque de opções

O livro físico é maravilhoso? Simm. Tenho apreço por eles. Mas nos dias de hoje existem outros meios para ler.

E-books existem também para facilitar a nossa vida. No ano passado acabei utilizando essa plataforma com mais frequência e peguei o hábito.

O audiobook teve um crescimento significativo quanto sua utilização aqui no Brasil e te proporciona ter momentos prazerosos com a narrativa até parado em um engarrafamento.

É do seu interesse? Então leia

Parece óbvio dizer, mas quanto mais você devora leituras de seu interesse, maior será o prazer ao terminar.  É comum pessoas levarem muito tempo para ler um livro que não lhe seja interessante. Há muita gente que tenta ler o que não gosta e acaba demorando muito para terminar.

Abuse do Livro

Livro é para ser usado.  Faça anotações, risque e rabisque. Quando você anota se lembra com mais facilidade do assunto. Só não vale amassar <3

Vamos começar o ano da melhor forma? Acelere seu ritmo de leitura de uma maneira mais fácil e prazerosa.

Feliz 2018 para nós!!