Phishing – Como estelionatários aplicam golpes na internet!

Conheça o que é Phishing e como o golpe é aplicado!

0
313
phishing_principal
phishing_principal

Conheça o que é Phishing e como o golpe é aplicado!

Phishing, do inglês ‘pescaria’, corresponde a um dos ataques mais poderosos na grande rede e é como os estelionatários aplicam golpes na internet!

A ‘pescaria’ significa a coleta de dados dos usuários de sites, redes sociais, aplicativos e, principalmente, de e-mails.

phishing_roubo de dados
phishing – pescaria de dados

O Phishing se faz passar por contatos de confiança do usuário induzindo-o a cair nos golpes.

Dessa forma os estelionatários roubam dados importantes, como de documentos, endereços, contato e, o mais perigoso, dados bancários.

Mas, ao meu ver, a maneira mais perigosa, de aplicação desse golpe, é se passar por pessoa de confiança para ‘pescar’ depósitos bancários.

Foi o que aconteceu recentemente com alunos da Unicamp, que receberam de docentes da instituição um formulário de cadastro de emprego que no final pedia pagamento.

Por se tratar de mensagens que tinham como remetente o seu próprio professor, muitos alunos caíram no golpe. Clique aqui para ver reportagem do Correio sobre o golpe!

Mas como não cair nesse tipo de golpe? Aprende agora como se proteger dos ataques de Phishing!

A segurança na internet sempre foi uma dor de cabeça para os profissionais da área, visto que uma ‘vacina’ só pode ser criada depois de inventado um vírus!

Dessa forma a maneira mais eficaz de se proteger de ataques maliciosos é manter seu Sistema Operacional e seus softwares de segurança sempre atualizados!

A atualização do Sistema Operacional evita que vulnerabilidades sejam encontradas, aumentando, dessa forma, a segurança do firewall.

Os softwares de segurança tornam-se essenciais na guerra contra essas ameaças virtuais, tanto para vírus, o antivírus, como para os worms, spywares, phishing, entre outras que atuam na grande rede.

Para cada ameaça há um aplicativo específico, ou até mesmo empresas que disponibilizam um conjunto de apps em uma plataforma!

Em se tratando mais especificamente do Phishing, tem-se como ferramentas próprias:o PhishGuard para o Firefox ou Internet Explorer e WOT para Google Chrome.

phishing - wot safe web search & browsing
phishing – wot safe web search & browsing

Ainda se tratando do Phishing é prudente que o usuário contate o seu contato para saber da veracidade da mensagem e, não cliquem em nada, antes de fazer essa conferência.

Temos sempre que estar comunicando os órgãos competentes, assim como aos fabricantes das vacinas. Agindo dessa maneira, viveremos em um mundo virtual mais seguro!

Você tem um celular antigo? Clique aqui e conheça o novo Android Go Oreo, uma opção para smartphones com pouca memória!