Carreiras em TI – Arquiteto de Informação

Conheça o que faz um Arquiteto de Informação, sua base salarial e como agrega valor a todas as outras áreas de TI.

0
123
Arquiteto de Informação - principal
Arquiteto de Informação - principal

Conheça o que faz um Arquiteto de Informação, sua base salarial e como agrega valor a todas as outras áreas de TI. 

Conheça agora um pouco mais sobre essa brilhante carreira da TI que é a de Arquiteto de Informação.

A dúvida de muitos dos debutantes na área de Tecnologia da Informação está em decidir em qual área trabalhar e qual a carreira seguir.

Esse será o início de uma série de post’s que trarão dicas de TI com o intuito de que você, meu nobre leitor, conheça as carreiras em TI.

Para este primeiro post sobre as carreiras em TI versaremos sobre o que faz um Arquiteto de Informação, sua base salarial e como ele agrega valor a todas as outras áreas de TI.

Em um mundo globalizado, onde o acesso à informação está a cada dia mais facilitado, temos que tratar esse recurso de forma organizada para que a informação consiga atingir seu objetivo de forma clara e eficaz.

E, é aí que entra o Arquiteto de Informação, esse profissional, basicamente, trabalha com a estruturação dos dados para transformá-los numa informação coerente e de fácil entendimento para o cliente.

Arquiteto de Informação - estruturação de dados_informações
Arquiteto de Informação – estruturação de dados_informações

Afinal de contas, imagine como seriam as notícias se os dados não fossem estruturados e aparecessem de forma aleatória?

A média salarial do Arquiteto de Informação gira em torno de R$3.000,00 à R$5.000,00, podendo atingir patamares superiores devido à falta de profissional especializado no mercado brasileiro.

Arquiteto de Informação - média salarial
Arquiteto de Informação – média salarial

Como uma empresa de e-commerce, por exemplo, conseguiria atingir seus objetivos de vendas, se as informação dos seus produtos não chegarem de forma clara para seus clientes?

E não é apenas na área de e-commerce que o Arquiteto de Informação presta suporte, as áreas de Banco de Dados, Big Data, Desenvolvimento de Sites, BI (Business Inteligence), entre outras teriam que acumular essa função se não existisse esse profissional da informação.

Falando em informação, veja neste outro artigo aqui do site como viajar com crianças pode ser uma ótima chance de aprendizagem.