Nos últimos meses assistimos a difusão da febre amarela pelo Brasil, bem como as campanhas de vacinação para impedir o avanço dessa doença.

Transmitida a partir de mosquitos, a febre amarela possui como principais sintomas o cansaço, calafrios, febre alta, dor de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por aproximadamente 3 dias.

Em alguns casos mais graves, pode causar o amarelamento da pele e dos olhos (icterícia), hemorragia e até a morte.

Mas, você sabia que para viajar, alguns países já exigiam a vacina da febre amarela?

Antes da difusão do vírus pelo Brasil, diversos países já exigiam dos turistas a vacinação contra a febre amarela e no momento em que você passa pela imigração desse país, se não tiver o cartão internacional comprovando a vacina, você não entra!

Para evitar passar por esse transtorno e acabar com a sua viagem antes mesmo de iniciar, lembre-se de verificar se é preciso algum tipo de comprovante de imunização contra doenças para o seu destino.

Se você não está no Brasil e vai para um país que exige a vacina, você precisa entrar em contato com o Consulado Brasileiro mais próximo para receber as orientações gerais.

Será que o destino que eu vou visitar exige a vacina?

Para consultar as exigências sanitárias, você pode entrar no site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para viajantes.

Para visitar o Portal da Anvisa, clique aqui.

Na aba Certificado Internacional e Vacinação e Profilaxia – Febre amarela, você encontra a lista de países que exigem a imunização.

febre amarela
Fonte: Anvisa

 

Onde eu posso me vacinar para conseguir o certificado internacional de vacinação?

Antes de mais nada, estou constantemente ouvindo relatos de pessoas que dizem que não vão se vacinar, pois não viajam. Não caia nessa!

É da sua saúde que estamos falando e, mesmo que você não vá para outros países, lembre-se do surto da doença no Brasil e a quantidade de casos registrados nos últimos meses. Por isso, imunize-se.

Para os viajantes, depois da vacina em qualquer posto de saúde, basta entrar no site da ANVISA e se cadastrar para receber o Certificado Internacional de Vacinação. Para isso, depois de preencher o formulário, você ir a um dos postos mais próximos de você com a sua documentação para emitir o documento.

Todo o processo é gratuito e você deve tomá-la com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias da viagem. Como as doses que estão sendo administradas para a população são fracionadas e você vai viajar para o exterior, então leve um comprovante da sua viagem para tomar a dose única.

Para os interessados, vou deixar abaixo os links para o cadastro e o link para consultar o posto da ANVISA mais próximo de você:

Clique aqui para acessar o link para cadastro após a vacinação contra febre amarela

Clique aqui para consultar dos postos da ANVISA para emissão do Certificado Internacional de Vacinação.

Até a próxima!