Javali

0
7

O javali (Sus scrofa) é um mamífero artiodactyla (animais ungulados – com número par de dedos na pata), pertencente à família suidae. Esta espécie é originária da Europa e da Ásia, mas foi introduzida em vários lugares do mundo e hoje existe em todos os continentes, só não está presente na Antártida. A subespécie mais comum é a Sus scrofa scrofa (Javali-europeu) e Sus scrofa domesticus (porco doméstico).

Habitam diversos tipos de ambiente. Se adaptaram ao calor e ao frio, apesar de preferirem temperaturas amenas. Vivem desde savanas, áreas florestais, áreas agrícolas, pântanos, até áreas com temperatura severa e neve. Mas precisam de vegetação para se esconder dos predadores e água por perto.

Javalis (Sus scrofa). Foto: Dirk M. de Boer / Shutterstock.com

Características

Os javalis variam seu peso, conforme a disponibilidade de recursos da área em que vivem, mas um macho pode pesar até 270 kg e uma fêmea até 200 kg. Podem atingir um metro de altura e até 2 metros de comprimento, contando com a cauda. Já foi registrado indivíduos com mais de 300 kg.

Possuem caninos superiores voltados para cima, chegando a medir 12 cm para fora da boca. Os machos possuem caninos maiores, que são utilizados para competir com outros machos e para se defenderem contra predadores. São animais fortes, que podem levantar estruturas de 50 Kg. É onívoro e fuça o dia todo em busca de frutos, raízes, sementes, matéria vegetal em geral. Tomam banho de lama para regular a temperatura corpórea, uma vez que não possuem glândulas sudoríparas, para proteção contra insetos e parasitas e podem usar dos odores da lama para relações sociais e estratégias reprodutivas. Forrageiam geralmente no anoitecer, mas podem fazer também durante o dia.

Reprodução

Esses porcos vivem em grupos matriarcais grandes que podem ter uma centena de indivíduos e são formados por fêmeas aparentadas. Já os machos deixam o bando entre 1 e 2 anos de idade e vivem solitários, até encontrar os grupos de fêmeas durante o período de acasalamento. São animais competitivos e lutam para se acasalarem com as fêmeas.

O período reprodutivo será influenciado pelo clima e a disponibilidade de recursos, podendo ser em qualquer época do ano. Uma fêmea pode ter duas ninhadas, por ano e a gestação dura de 108 a 120 dias, nascendo de 2 a 3 filhotes. Eles são desmamados entre a 8ª e 12ª semana após o nascimento. Machos atingem a maturidade sexual por volta dos 5 a 7 meses e as fêmeas aos 10 meses, mas continuam crescendo até os 5 anos de idade. Os machos não ajudam a cuidar dos filhotes, já as fêmeas fazem um trabalho coletivo no cuidado com suas crias. Quando se deslocam, os jovens ficam no centro do grupo, enquanto a frente e a retaguarda ficam protegidos pelos adultos. Podem viver até 10 anos de idade, na natureza.

Javali selvagem. Foto: Michalicenko / Shutterstock.com

Javali no Brasil

No Brasil, existe o híbrido de porco doméstico, com javali, é o que chamamos de javaporco. Por volta da década de 90, iniciou-se os processos de introdução através das fronteiras com Argentina e Uruguai, no Sul do país e com a soltura irregular de criadores. O javali, por ser um animal exótico, não tem predador natural aqui, o que provoca um desequilíbrio populacional. Como vive bem numa diversidade de ambientes e tem facilidade de reproduzir com o porco doméstico, este animal vem causando desequilíbrio ambiental, sendo praga em muitos locais.

Seu modo de vida e a população grande causa impacto em regiões florestais e nas áreas agrícolas, levando a prejuízos econômicos, além de ser reservatório de doenças para animais domésticos e para o próprio homem.

Existe regulamentação para a caça desta espécie, que é liberada no Brasil. Mas isso não tem sido suficiente para o controle das tantas populações que vem crescendo, no país. Cada estado e município age independente, muitas vezes. É essencial que sejam desenvolvidas práticas de gestão de fauna unindo os estados, com um consenso entre a academia, conservacionistas e os tomadores de decisões, podendo estabelecer uma política de manejo mais certeira.

Referências:

https://animaldiversity.org/accounts/Sus_scrofa/

Oliveira CHS (2012) Ecologia e Manejo de javali (Sus scrofa L.) na América do Sul. Dissertação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Javali

The post Javali appeared first on InfoEscola.